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Proposta Pedagógica – Fundamental II

 

A prestação de serviços educacionais oferecida na Escola Paulista está fundamentada em princípios pedagógicos e práticas educativas consolidados ao longo de mais de quatro décadas de existência. 

O êxito na realização da Missão Educativa, que marcou a vida de várias gerações e que hoje continua a estimular a procura pela Escola Paulista, é resultado de grande esforço e investimentos para a manutenção de um bom projeto pedagógico, elaborado a partir da realidade dos alunos, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e atento às tendências educacionais da atualidade,  – corpo docente altamente qualificado e em contínua atualização – metodologia de ensino focada na aprendizagem, respeitando os diferentes tempos e maneiras de aprender de cada criança,  – criação de ambiente de estudo,  – disciplina, como condição para a realização do trabalho coletivo em sala de aula e uma valorosa – parceria com as famílias.

Concepção de Homem

Por ser  o homem o agente transformador de sua própria história e do meio em que vive, terá ele que possuir a convicção e o discernimento do certo e do errado, do bem coletivo e do individual e isso só será possível quando ele for conhecedor de si mesmo e estabelecer parâmetros de análise do mundo em que vive hoje.

Conhecendo a si, seu caráter, seus desejos, suas limitações e suas potencialidades, será, então, possível sua comunicação e convivência com as outras pessoas.

Conhecedor de si e possibilitado por uma educação que o tenha estimulado em buscar, constantemente, caminhos diferentes e alternativos, ele poderá ter uma formação profissional à sua livre escolha e, certamente, seu desempenho, enquanto profissional será satisfatório e significativo.

Acreditamos que através desses meios, teremos contribuído para a formação de um cidadão conhecedor de seus direitos e deveres, que irá participar da transformação e contribuir para um mundo melhor.

 

Concepção de educação

 

“Educação é o desenvolvimento das faculdades físicas, morais, éticas e intelectuais do ser humano.”

Isso significa que a educação deve contribuir para o desenvolvimento global da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

Todo ser humano deve ser instigado a elaborar pensamentos autônomos e críticos, a formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Dessa maneira, entendemos que a escola realiza um processo contínuo, que se reflete por toda a vida, pois o conhecimento não é transferido, mas sim construído pelo homem na sua relação com os outros e com o mundo.