Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ensino Fundamental I

 

            O Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da Escola Paulista, está estruturado para atender crianças de 6 a 10 anos de idade.

            O principal objetivo desta etapa é desenvolver as potencialidades da criança a fim de que, ao final do 5º ano, tenha passado por um significativo processo de alfabetização e exiba progresso na capacidade de ler e escrever.

            Por ser uma etapa de transição, há que se considerar as permanências de aspectos sociais e afetivos da fase anterior. Ainda prevalecem as características e o modo de ser individual quando, aos poucos, a criança começa a aprender modelos de cooperação, uma vez que as relações aos pares nem sempre são favoráveis e, por isso mesmo, a atividade pedagógica busca maior interação com os outros, conhecimento de si e do mundo social.

            A escola é uma experiência única e ocupa lugar central nesta fase da vida. Dessa forma, a atividade docente visa desenvolver crianças críticas, que saibam pensar de modo reflexivo e se sirvam das situações cotidianas para sistematizar a aprendizagem.  Muito diferente da etapa anterior, onde a aprendizagem se realizava através da observação e da experiência, neste momento da vida as crianças possuem grande capacidade de raciocínio e de uma aprendizagem através da linguagem, da lógica, da formação de conceitos.

        A criança nesta etapa se apresenta com grande energia, torna-se mais forte, mais rápida e melhor coordenada. Sua necessidade de expansão deve estar intimamente vinculada à realização de atividades físicas, orientadas por regras, que compreenda o propósito, evidencie seus limites e se abra para a aprendizagem dos valores que lhe formará o caráter.