Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Educação Infantil

 

O início da vida escolar está entre as experiências mais significativas a que uma pessoa possa se submeter no decorrer da sua existência. É a partir dela que, paulatinamente, vão sendo incorporados outros modos de aprender que darão ao ser humano uma dimensão maior do significado da vida.

É bem verdade que também é momento de ruptura, à medida em que a criança é levada a expandir-se para além do ciclo familiar e dos espaços físicos destinados a estas interações, ao mesmo tempo é o lugar onde ela se percebe, mais intensamente, como parte de uma organização familiar, como as demais crianças,  inserida em uma sociedade, de onde incorpora novos valores culturais, reconhece seus limites, vislumbra aprendizagens,  transformando e ressignificando os princípios e valores recebidos até aquele momento da vida.

Os serviços prestados na Educação Infantil da Escola Paulista partem destes pressupostos e buscam, no processo educacional, criar oportunidades para o desenvolvimento das potencialidades da criança, atenta ao nível de crescimento possível em cada faixa etária.

Com duração de três anos, a Educação Infantil está estruturada para atender aos seguintes níveis: Maternal (3 anos), Nível  I (4 anos), Nível II (5 anos). Sendo que a seleção dos componentes curriculares, a organização do tempo e do espaço físico, o uso de materiais, a imersão no brincar, a participação em atividades permanentes e atividades diferenciadas são recursos utilizados para favorecer a construção da identidade e autonomia da criança, enquanto garantem, através da interação e construção das diferentes linguagens, o avanço na formação pessoal e social e o conhecimento do mundo.

Confiança (em si) é a grande conquista desta etapa. Inicia com a confiança da família na Escola e se amplia na confiança e no vínculo que a criança cria com a comunidade escolar.